Os benefícios da atividade física durante o período de quarentena

Capa
Foto: Getty Images

Esta não era nem de longe a situação que todos nós esperávamos para o ano de 2020. Planos tiveram que ser cancelados, metas tiveram que ser refeitas e compromissos remarcados.

Fomos arbitrariamente tirados da nossa rotina cansativa e das longas jornadas de trabalho. Talvez isso tenha sido um ponto positivo, pois de certa forma nos levou a repensar sobre nossas prioridades. Aquela velha desculpa que não tínhamos tempo, estávamos lotados de compromissos ”não cola mais” agora tudo só depende da nossa força de vontade.

Segundo o site da Organização Mundial de Saúde- OMS, um em cada 4 adultos é sedentário, já os adolescentes (11-17), quatro em cada cinco são sedentários. A quarentena tem trazido para nós, profissionais de educação física, uma grande preocupação em relação a saúde e qualidade de vida das pessoas que estão passando por esse momento de isolamento social. Logo, através de várias plataformas online iremos trazer para você, querido leitor, a importância da atividade física e orientá-los sobre como se exercitar com segurança sem sair de casa.

Existem várias evidências cientificas mostrando o perigo da inatividade física e as vantagens de quem se exercita diariamente. Tendo em vista a inatividade física, podemos pensar também nos impactos biológicos que são trazidos pelo simples fato de não se exercitar.

Quem nunca se levantou de manhã para ir trabalhar com aquela falta de disposição, e passou o dia todo querendo que as horas passassem para voltar para casa? Podemos perceber nesse pequeno exemplo a falta de produção de uma pessoa inativa.

Segundo a Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, estudos epidemiológicos demonstram que a inatividade física aumenta substancialmente a incidência relativa de doença arterial coronariana (45%), hipertensão arterial (30%) entre outras doenças. As evidências também indicam que a inatividade física é independentemente associada à mortalidade, obesidade, depressão, demência e ansiedade. Em tempos de pandemia tudo o que queremos é a sensação de segurança e bem-estar, já basta o estresse ambiental que passamos todos os dias.

Estar isolado, muitas vezes em pequenos cômodos da casa, com pouca ventilação, gera um estresse muito grande e é aí que precisamos mudar radicalmente a nossa rotina, trazer hábitos alimentares mais saudáveis, hidratar-se e praticar exercícios físicos são fatores primordiais para elevarmos o nosso padrão de saúde.

Vale também ressaltar a importância do exercício físico para nossas defesas emocionais, levando em consideração que após a prática de atividade física o nosso organismo libera hormônios que trazem a sensação de bem-estar que ajudam a reduzir sintomas de ansiedade e depressão que em momentos como estes, são nossos principais inimigos.

 Agora que leu tudo isso você deve estar se perguntando como fazer? Por onde começar? A resposta é simples e não tem segredo, arrumar um bom ambiente e um local agradável são fatores primordiais para dar início a sua nova rotina de treinos. A sua garagem, sala de estar, quarto podem ser ambientes ideias para começar as atividades. Coloque uma boa música, ponha roupas leves, sinta-se bem consigo mesmo e busque esquecer tudo que está lá fora.

Não será necessário a utilização de anilhas e aparelhos para se obter gradativamente uma melhora na condição física, utilizando apenas recursos que se tem em casa você terá um leque de possibilidades para executar vários exercícios.

Inicialmente toda ajuda é bem-vinda, então atividades como pular corda, subir e descer escada, polichinelos, em um período inicial de 10 minutos já ajudam bastante.

Estabeleça metas semanais e busque sempre de forma segura e gradativa aumentar a sua frequência diária de exercícios, 10 a 30 minutos diários é ideal para se alcançar um bom condicionamento físico. Lembrando sempre de reconhecer as suas limitações para não colocar sua saúde em risco, e fazer de forma segura e lúdica suas atividades.

 

Confira no vídeo como fazer “polichinelos” de maneira correta. 

Igor Soares

Igor Soares

Bacharel em Educação Física (UNAMA)

Um comentário em “Os benefícios da atividade física durante o período de quarentena

  • Pedro Henrique
    10 de maio de 2020 em 14:06
    Permalink

    Esse ano finalmente eu e minha esposa começamos a prática de exercícios físicos mas a pandemia adiou nossos planos. Dicas e informações muito boas, colocaremos em prática aqui por casa!

    Resposta

Deixe uma resposta