A importância do parque ambiental Antônio Danúbio para a cidade de Ananindeua

A cidade de Ananindeua localiza-se no Estado do Pará, com mais de 500 mil habitantes, segundo o site do IBGE. Nela podemos observar uma cidade em rápido desenvolvimento, ao lado da capital do Estado, a cidade de Belém, no qual enriquece o fluxo entre as duas cidades.

Dia 01 de outubro de 2010 foi inaugurado o Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio, localizado na BR-316, km 4. A criação tem como objetivo oferecer um local onde os habitantes do município pudessem ter um espaço de lazer, de ciência e educação ambiental, sem precisar se locomover para a capital, tendo a entrada franca, e funcionamento de terça a domingo, das 8h às 17h, podendo também agendamentos para atividades no parque.

Capa
Espaço de convivência, área para atividades de educação ambiental, encontra-se no Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio. Foto: Victória Murakami.

A importância de conhecer este espaço é compreender como ele sociabiliza várias questões relevantes para as pessoas que habitam ou não Ananindeua.

O Parque propões atividades de Trilhas Ecológicas, atividades de pesquisa e aulas de campo para as escolas e universidades privadas e públicas da região metropolitana.

Além de ter em seu interior uma diversidade de plantas amazônicas, uma delas a árvore do Anani – que deu origem ao nome da cidade de Ananindeua, tendo seu próprio Bosque dos Ananis – e animais de pequeno porte dentro do espaço circulando livremente – com cuidados devidos gerenciados pelos agentes ambientais do mesmo.

A Symphonia globulifer, conhecida como árvore Anani, no qual refere-se a abundância, grandiosidade, tem origem do tupi. E é rica em produzir rezina de cerol mas também para meios medicinais.

Ananis
Espaço do Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio, Bosque dos Ananis. Foto: Victória Murakami.

O lago que é encontrado no Danúbio é fonte dos lagos Bolonha e Água Preta, o terreno que se encontra seria também um espaço do Parque do Utinga, parque ambiental da cidade de Belém, no qual sua extensão tem 1.353 hectares, levando em conta sua dimensão entre os dois municípios.

Reitero aqui a importância do Parque para a sociedade, pois, a sua grandiosidade de recursos naturais, ligados além da fauna e da flora, mas também para a educação ambiental, ligadas a construção de perspectiva de cidadania e preservação de uma identidade, uma cultura, memória e riquezas naturais, constituídas ao longo dos anos.

É essencial para a formação de um cidadão mais consciente e crítico de suas atitudes perante ao meio social e natural conhecer e preservar esses espaços.

Através da constante evolução da cidade, as memórias ligadas a esses espaços naturais são, segundo Margareth de Castro Afeche Pimenta, importantes para estimular sentimento de defesa da preservação cultural, e apenas a coletividade irá conseguir promover uma cultura preservacionista e de desenvolvimento da consciência social.

Logo, conhecer esses locais naturais de sociabilidade é de extrema relevância para a formação social de qualquer indivíduo, mas também a sociedade precisa coabitar o parque para que ele tenha uma máxima funcionalidade e reconhecimento de todos, dos órgãos públicos que cuidam dele e da população como um todo.

3
Espaço de convivência, área para atividades de educação ambiental, encontra-se no Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio. Foto: Victória Murakami.

Atualmente, o Parque se encontra em um estado um pouco desapropriado, esquecido, com poucas manutenções. São poucas as agências e indivíduos que realmente o frequentam.

A memória espontânea e coletiva do parque precisa ser oficializada e reconhecida, caso contrário, é possível, infelizmente, perder riquezas, natural e social desta.

Levando uma sociedade ao esquecimento de suas próprias raízes, e sem uma noção crítica do seu habitat, de preservação e de educação ambiental.

Portanto, se disponibilize a conhecer esses espaços em sua cidade, pois, para além da vida dos meios de comunicação interligados, a vida natural também pode abrir espaços para críticas e de descanso mutuamente.

 

 

 

Victória Murakami

Victória Murakami

Graduanda curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará- UFPA

Um comentário em “A importância do parque ambiental Antônio Danúbio para a cidade de Ananindeua

  • Avatar
    31 de maio de 2020 em 19:27
    Permalink

    Um ambiente impirtante, agradável e pouco conhecido da cidade. Parabéns pelo texto.

    Resposta

Deixe uma resposta